terça-feira, 31 de agosto de 2010

- Erros que cometemos dentro de casa

ERROS QUE COMETEMOS DENTRO DE CASA


            Como todo mundo, eu recebo muitas mensagens com dicas disto ou daquilo. Algumas são mesmo úteis, por isso resolvi colocar nesta 2º Edição e compartilhar com você. E o faço porque me peguei ignorante sobre o assunto, ou melhor, não tinha parado para pensar. Pelo sim, pelo não, achei ótimo, e desde que li, não me esqueci desses “erros que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde”.

            Especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em engenharia da Qualidade pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Figueiredo, autor de diversos livros que tratam sobre os perigos dos alimentos contaminados dá dicas sobre cuidados que devemos tomar no nosso dia-a-dia. Roberto Figueiredo é biomédico também conhecido como Doutor Bactéria.

Confira:

 
1. Carne debaixo da torneira


Erro: A água fará com que as bactérias penetrem mais ainda, aumentando o risco de contaminação. Além disso, a carne tende a ficar esbranquiçada, perdendo os nutrientes. Debaixo da torneira, só peixes, para retirar as escamas e a barrigada



2. Muito detergente na esponja


Erro: É comum encharcarmos a esponja com detergente líquido, o que é um erro. Como normalmente não é possível usar todo o detergente que ficou preso na esponja, o resto é sempre usado na próxima lavagem. Aí está o grande problema. Além do detergente, também fica acumulado resto de alimentos, que podem no futuro trazer problemas à saúde. Para se ter uma idéia, apenas oito gotas de detergente já são suficientes para um litro de água. Troque a esponja de 8 em 8 dias.

 
3. Tábua de carne de madeira


Erro: Boa parte das donas de casa utiliza tábua de carne de madeira. Grande erro! Na tábua de madeira as bactérias encontram o ambiente ideal para se proliferar. Procure sempre usar “tábuas” de plástico.



4. Recipientes na geladeira, só destampado

Erro: Naturalmente quando colocamos um alimento (já pronto) na geladeira, costumamos fazê-lo em um recipiente fechado. O problema está no fato de que vai demorar mais tempo para resfriar o alimento, fazendo com que as bactérias tenham tempo suficiente para fazer a festa! O ideal é colocar tudo destampado e só depois de mais ou menos duas horas tampar.


5. Guardar comida quente na geladeira.


Erro: Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa: o único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.

 
6. Leite condensado guardado na lata, nunca!


Erro: Quase todo mundo guarda a lata de leite condensado na geladeira, depois de aberta. O ideal é guardar o restante em um recipiente de plástico ou vidro, e sempre servir com uma colher. Os dois furinhos feitos na lata só servem para fazer com que, em um deles, entrem diversas bactérias. Isso também serve para todas as latas de alimentos (milho verde, ervilha – etc.).



7. Formigas são pequenas, mas não devem ser ignoradas


Erro: Consumir doces que foram atacados por formigas. As formigas são consideradas até mais transmissores de bactérias que a barata, pois consomem os restos mortais dos insetos, além de passear por todos os cantos sujos da casa. Doce com formiga deve ser jogado fora.

8. Bolo fora da geladeira


Erro: Nem na hora dos parabéns o Doutor Bactéria perdoa: soprar a velinha é um mau hábito. Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar. Por isso, evite deixar o bolo fora da geladeira.


Nota. Fiquei empolgado com o assunto e procurei mais umas dicas do Dr. Bactéria. Por exemplo, lavar ou não lavar a latinha de cerveja antes de beber? Estando em casa, eu lavo. Na casa dos outros, vai do jeito que servirem (argh!). Olha o que ele diz a respeito:


9. Como limpar latinhas de refrigerantes e cervejas antes de beber? O ideal é lavar as latinhas antes de serem abertas por questões higiênicas e não pelo mito de que o “pai de alguém famoso morreu de leptospirose porque bebeu cerveja diretamente da latinha”. Para que alguém possa contrair leptospirose dessa forma é preciso que a lata esteja à temperatura de 22º C (argh! Cerveja ou refrigerante quente!) e recém urinada pelo rato.


10. E aquela lixeirinha danada de linda que algumas donas de casa mantêm em cima da pia, pode contaminar os alimentos? O Dr. Bactéria diz que sim.


Acredito que esses recipientes devem ter sido inventados por alguém da SPBPA (Sociedade Protetora das Bactérias Patogênicas Anônimas), pois é a mesma coisa que preparar alimentos do lado do lixo. Recipiente de lixo tem que ter tampa e esta ser acionada por pedal e, obviamente, tem de ficar no chão. Nada de comprar as chamadas lixeirinhas de pia, menores, originalmente concebidas para recolher palitos de fósforo usados, tampas de garrafa, guardanapos sujos e outras miudezas. Pois são justamente estas quinquilharias que os germes, as pragas e os insetos domésticos (como baratas, moscas e formigas) mais apreciam.



11. BACTÉRIAS FECAIS
                                                                        
Você limpa a privada? Ótimo, mas lembre-se também de limpar a sua escova de dentes. Ao dar a descarga com a tampa aberta, as bactérias do cocô se dispersam no ar e ali permanecem por até duas horas, podendo ir parar naquela escova na pia. Eeeeca!


Solução – Use uma capinha de plástico para proteger as cerdas e sempre fixe a tampa do vaso ao dar a descarga.

Pode parecer irônico, mas quem trabalha nas ruas tem menos motivo para se preocupar com a saúde pulmonar do que aqueles que trabalham em lugares fechados. A qualidade do ar tende a ser pior dentro de edifícios, casas e lugares fechados do que fora dele
Vamos nos preocupar também com o ÁCARO. Procure arejar o quarto e lavar sua roupa de cama com água quente uma vez por

semana. Os FUNGOS (o popular bolor) proliferam em locais que acumulam umidade. Além do teto, o bolor costuma ocorrer em paredes e armários, causando micoses, rinite e asma. Impeça a umidade consertando vazamentos e usando produtos antimofo. Cuidado com o MONÓXIDO DE CARBONO
que aparece nos processos de combustão em aquecedores, canos de descarga de automóveis na garagem, queimadas,
nos cigarros que ainda contêm alcatrão e nicotina, nos chaminés de muitas indústrias e fábricas, etc. Quando inalado poderá ser muito perigoso podendo mesmo tornar-se fatal. Ocasiona enjoos, tonturas, respiração irregular e dores de cabeça. A solução é fazer uma boa manutenção de todos os aparelhos domésticos e fazer com que sua casa tenha uma boa ventilação.


HumorTrocadilhos.


1) O que é um cigarro de maconha feito com papel de jornal?

          Baseado em fatos reais

2) Qual é o fim da picada?
         Quando o mosquito vai embora.

3) O que são dois pontos pretos no microscópio?
           Uma blacktéria e um pretozoário


4) Qual é a comida que liga e desliga?
            O Strog-ON-OFF. (PUTZ!)
5) Como se faz para ganhar um Chokito?
            É só colocar o dedito na tomadita.
6) Qual o vinho que não tem álcool?
              Ovinho de Codorna.
7) O que é que a banana suicida falou?
             Macacos me mordam!
8) Qual é o doce preferido do átom
           Pé-de-moléculas.
9) O que é uma molécula?
          É uma meninola muito sapécula.
10) Como o elétron atende ao telefone?
         Próton!
11) O que um cromossomo disse para o outro?
         Oh! Cromossomos felizes!
12) Como as enzimas se reproduzem?
            Fica uma enzima da outra.
13) O que é um ponto marrom no pulmão?
             Uma brownquite. (boa, boa!)
4) O que é um pontinho vermelho no meio da porta?
                Um olho mágico com conjuntivite.
15) O que o canibal vegetariano come?
                 A planta do pé, a maçã do rosto e a batata da perna.
16) Por que as estrelas não fazem miau?
                Por que Astro-no-mia. (a melhor)
17) Por que a vaca foi para o espaço?
             Para se encontrar com o vácuo. (muito boa..)
18) O que o espermatozóide falou para o óvulo?
           Deixa eu morar com você porque a minha casa é um saco.

“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”.
                                              (Sócrates)


“Apaga el gris de tu vida Y enciente los colores que llevas dentro.”
                                                                                    (Pablo Picaso)

Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

- Cuidados com a comida a quilo

Cuidados com a comida a quilo.

            Na hora de comer em “buffets” por quilo, estilo self-service, preste muita atenção em alguns detalhes. Tudo de acordo com nossa pesquisa a profissionais do ramo e nossas observações em restaurantes de comida por quilo em Miami e em Lisboa (comida ao peso) onde foram introduzidos por influência brasileira. Fomos nós brasileiros quem inventou a comida a quilo na década de 80.

            Para quem tem que almoçar fora e com horário para voltar para o trabalho, os restaurantes que servem comida por quilo são uma mão na roda. A variedade de pratos é grande, os preços razoáveis e não precisa esperar. É só se servir e comer. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para não ser pego de surpresa e ter problemas de saúde. Já reparamos em mais de 100 estabelecimentos, por esse mundo afora, inclusive na América do Norte e Europa, que apenas 10% de restaurantes desse tipo estavam ok. A higiene não é a mesma de uma comida “a la carte” (expressão francesa para você fazer o pedido usando o cardápio do restaurante).

Algumas dicas simples e valiosas.


- Antes de fazer a refeição, você tem que dar uma de detetive e checar a temperatura do balcão e o uniforme dos funcionários do restaurante. Observe se os funcionários estão usando bonés ou redes de proteção nos cabelos. As roupas devem ser claras, de acordo com uma lei federal.

Escolha bem o lugar para não se dar mal e ter uma intoxicação. Todo cuidado é pouco.

- Observe se as mesas e balcões onde são manipulados alimentos estão revestidos de material impermeável (fórmica, mármore, granito ou aço). Se os talheres estão acondicionados em plásticos com os cabos voltados para a abertura. Se os pratos (louça) estão quentes denotando higiene. Observe se as janelas ou qualquer abertura para o exterior estão cobertas com telas de proteção. Se existem dispositivos contra insetos próximos dos alimentos expostos. Se estão adotando medidas para evitar o convívio com insetos. Se há alguém fumando

- Esqueça a visita à cozinha. Não somos favoráveis a esse tipo de “tour”. Vá ao banheiro... Se o proprietário não tiver condições de manter esse local limpo, imagine a cozinha...

- Sabe aquele paninho de cozinha que alguns restaurantes usam para limpar o balcão de self—service? ele tem um milhão de bactérias a mais do que o tampo do vaso sanitário de um banheiro público, segundo o Dr. Bactéria.

O RISCO TAMBÉM ESTÁ NOS CRUS. Você pode consumir uma folha mal-higienizada e contrair parasitas. Alfaces podem conter coliformes fecais e bactérias que podem causar infecções. Uma singela folha de alface pode estar tão contaminada que é capaz de transmitir verminoses e até hepatite. A contaminação pela salmonela, bactéria que causa diarréias, dores abdominais, febre, dor de cabeça, mal-estar, desidratação e calafrios é um perigo e também não está descartada.

Não se iluda com a decoração do restaurante. Ao entrar, devemos prestar atenção no balcão de saladas.


Como reconhecer.

- Os pratos frios devem ter, pelo menos, um pouco de gelo embaixo se o balcão não for refrigerado.

- Muito cuidado com maionese e salpicões. Como são pratos que demoram a ser feitos e há muita manipulação, existe a probabilidade desses alimentos estarem contaminados e de fazer mal às pessoas que os ingerirem.

- Preparações que contêm muito molho, como estrogonofes, massas e ensopados também devem ser evitados.

- Carnes desfiadas e cortadas merecem atenção redobrada, pois podem ser sobras de outros pratos.

- Cuidado com pratos muito manipulados que tenham muitos alimentos picados, como saladas, legumes crus e salada de frutas. Se o cozinheiro não tiver lavado as mãos direito, até coliformes fecais podem estar no meio do alimento. Por mais bonita que esteja a salada de frutas, é melhor deixar para comê-la em casa.

- O descuido com a comida pode causar inúmeros problemas à saúde e até levar a pessoa à morte, dependendo do seu estado de defesa imunológica.

- Observe como é feita a reposição dos pratos de alimentos. Eles têm que estar quentes. De preferência borbulhando ou com aquela fumacinha.

Outras dicas para você se prevenir:

- No balcão, por exemplo, deve haver um vidro que separe as pessoas da comida. “Assim, os fios de cabelo dos fregueses ou gotículas de saliva não vão cair sobre os alimentos, contaminando-os, enquanto os clientes se servem. Aqui em Minas esses restaurantes usam um fogão à lenha enorme com fogo e tudo. Fica tudo quentinho, mas não têm proteção.(A COMIDA PODE SER CONTAMINADA DURANTE O MANUSEIO, NO PREPARO OU QUANDO É SERVIDA).

- observe como é feita a reposição dos alimentos: tem que ser trocada toda a travessa e não misturada a sobra com o arroz novo, por exemplo.


- bacon, linguiça, coxinhas, batata frita, croquetes, bife à milanesa e empanados de um modo geral são prejudiciais para os que têm diabetes.


- substitua o sal por limão, que tem vitamina C e dá um toque bom às saladas, por exemplo.

- as frituras devem ser evitadas.

- prefira o grill, mais sequinho, sem umidade, no lugar da carne cozida;

- procure almoçar entre 12h e 14h, no máximo.

(quanto mais tempo a comida fica exposta, mais chance as bactérias têm para se proliferar)

Agora, você já sabe: atenção aos detalhes e bom apetite!
 
Humor - Qual o nome do filme???   


• O filho e o pai se despediram rapidamente. Qual o nome do filme?
'Tchau Pai, Tchau Filho


• Um menininho tinha um gatinho chamado Tido, que toda noite dormia num cestinho.
Um belo dia, o menininho foi procurá-lo e não o achou. Qual o nome do filme?
'O Cesto sem Tido'


• Num lugar onde só existiam pizzas, as de aliche foram expulsas pelas de Ervilha. Qual o nome do filme?
'Aliche no país das más ervilhas'


• Para comprar uma bola, um homem teve que escolher entre a vermelha e a azul. Ele escolheu a vermelha. Qual e o nome do filme ? 'Largou a Azul'


“Cada semana, uma novidade. Pizza previne câncer do esôfago. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, ovo faz mal, ovo faz bem, chocolate faz mal, chocolate faz bem, mas, “peraí”, não exagere...
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Esses telejornais... Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde. Prazer faz muito bem. Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias! Cinema é melhor pra saúde do que pipoca. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada.”
                                                                                    (Luís Fernando Veríssimo)



Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

- Cozidos

       C   O   Z   I   D   O   S
                                                                       Em homenagem ao amigo Geraldin Vidal


                  Pediram-me, a fim de melhor celebrar o comer bem, falar sobre cozidos nesta 3ª edição. Aí partimos para a pesquisa!

            Vimos uma receita da Ana Maria Braga e umas anotações antigas da família e fizemos uma misturada de ideias. Trata-se de uma receita de origem portuguesa, experimentada na nossa família, saborosa ao extremo, que exige a presença, de no mínimo oito convidados. Muito substancioso e igualmente trabalhoso, o prato envolve diferentes etapas, em que são cozidos, a tempos diferentes, carne de porco, vaca, frango e diversos legumes.

Antes, no entanto, algumas considerações sobre cozidos:

Cozido: prato à base de carnes cozidas com verduras, legumes, charcutaria,( local onde se que prepara e vende carne de porco, linguiça, salames, etc.), etc.

Temos que atentar para a aparência, suculência, sabor não nos esquecendo dos métodos.

Os métodos de cozimento determinam alterações na composição química, quando comparados aos filés cozidos ou assados com os filés crus. ...

Cozinhar em vapor: um dos métodos de cozimento mais saudáveis, pois praticamente não permite a dispersão de sais minerais e, parcialmente, também de vitaminas, consiste em colocar os alimentos (geralmente vegetais) numa panela furada, apoiada sobre outra com água fervente, sem que essa toque nos alimentos.


As Formas de Cozimento: Pochê...

Um alimento pode ser valorizado ou destituído de sua característica gourmet pelo método de cozimento. Somente conhecendo as peculiaridades de cada método, você poderá extrair o máximo de um produto. Vamos aprofundar um pouco o método de cozimento chamado "Pochê". (vide página 288 do meu livro "RECEITAS  CULTURA  HUMOR).

Pochê vem da palavra francesa "Pocher" que significa cozinhar um alimento por imersão num líquido, seja água, leite, calda, fond, etc., mergulhá-lo e cozinhá-lo lentamente com o líquido apenas começando a borbulhar. Uma das dúvidas mais frequentes quando se trabalha com este sistema é sobre o momento certo de colocar o alimento para cozinhar, isto é, se com o líquido ainda frio ou em estado efervescente. Na realidade, essa distinção é fundamental para o resultado que você espera obter.
No cozimento a partir de um líquido frio, há uma troca de aromas e sabores entre o alimento e o líquido devido a reações químicas. Assim, quando você coloca uma carne para cozinhar na água ainda fria, a carne vai perder um pouco do seu suco natural e de sua maciez, mas vai deixar a água mais aromatizada e saborosa. Da mesma forma, os legumes e temperos que você colocar no líquido vão passar para o alimento e valorizar o seu sabor natural. Logo, se você está pretendendo fazer um caldo perfumado e com gosto acentuado, é esse o método indicado. Os amantes de uma boa canja de galinha caseira podem perceber esse fenômeno na prática.


Banho Maria, similar ao pochê, porém a temperatura do meio líquido de cozimento é maior. È um método mais rápido do que o pochê. Pode ser incluído nesta técnica, alimentos mais delicados que requerem formas para evitar o contato com o meio de cozimento.


            A mudança dos métodos de cozimento pode também afetar o sabor da carne. O cozimento em calor seco muda o sabor das porções externas da carne, enquanto o cozimento úmido modifica mais o do tecido interno. Produtos reaquecidos têm um sabor distinto que costumeiramente não é muito atraente. Este sabor desagradável é causado pela mudança dos componentes da carne durante a refrigeração. Produtos defumados e curados também têm um sabor distinto.


Vamos à receita.


Cozido dos amigos


Ingredientes (8 porções) (pode-se fazer ½ receita)

Carnes

• ½ kg de lombo salgado

• ½ kg de costelinha defumada salgada
• ½ kg de carne-seca
• 300 g de bacon em pedaços
• 8 coxas de frango
• 1 kg de linguiça
• 3 pedaços médios de paio
• ½ kg de carne de peito magra
• ½ kg de músculo
• ½ kg de acém
• Cerca de 7 litros de água
• Sal a gosto se necessário       
Legumes
• 4 cenouras grandes
• 1 kg de mandioca
• ½ kg de batata
• 3 batatas-doces
• 3 chuchus
• ½ de moranga
• 5 cebolas
• 3 nabos
• ½ kg de quiabo
• 1 repolho pequeno ou meio repolho grande
• 10 folhas de couve
• 8 bananas-da-terra
• 8 ovos cozidos duros (finalização)
Acompanhamento

Pirão preparado com farinha de mandioca cozida no caldo do cozimento (vide pág. 261/262)
Preparo
Carnes
 Corte as carnes em pedaços grandes.
 Coloque as carnes salgadas (lombo, costelinha, carne-seca) de molho de um dia para o outro, na geladeira, trocando a água várias vezes.
 Numa panela grande, de fundo grosso, frite o bacon (não use óleo) até ficar bem dourado. Em seguida doure a carne em três etapas.
 Na primeira etapa, coloque as coxas de frango, a linguiça e o paio.
 Na segunda, a carne de peito, o músculo e o acém. Na terceira, o lombo, a costelinha e a carne-seca.
 Retire as carnes à medida que forem dourando, depois retorne com elas à panela (menos as coxas de frango). Cubra-as com a água e leve-as para cozinhar com um pouco de sal, se for necessário. Devem ficar macias, porém sem perder a textura.
 Retire as carnes e o caldo do cozimento da panela e reserve separadamente.

Legumes


 Corte os legumes e as verduras em pedaços grandes.
 Cozinhe os legumes no caldo do cozimento das carnes, também em três etapas, cuidando para que não passem do ponto.
 Na primeira etapa, cozinhe a cenoura, a mandioca, a batata e a batata-doce. Retire e reserve.
 Na segunda , cozinhe o chuchu, a moranga, a cebola, o nabo e o quiabo. Retire e reserve.
 Na terceira , o repolho, a couve e as bananas com casca.
 Se for necessário, coloque mais água durante o cozimento.
 Retire as verduras e, por último, as bananas.
Reserve o caldo para o pirão.


Finalização
 Em uma travessa, distribua harmoniosamente as carnes, os legumes e as verduras. Disponha as bananas cortadas pela metade e os ovos em rodelas grossas.
 Sirva quente, com o pirão.


Humor (Filha do papai)


A filha de um advogado não aparecia em casa havia mais de 5 anos.
Na volta, seu pai deu a maior bronca:
- Onde você estava durante todo esse tempo, desgraçada?!
Por que não escreveu sequer uma notinha dizendo como estava? Por que não telefonou?
Vagabunda! Não sabe como a sua mãe tem sofrido por sua causa!
A garota, chorando:
- Pai... Virei Prostituta...
- O quê?!?
Fora daqui, sem vergonha, ordinária, desqualificada, vergonha da família, não quero te ver nunca mais!!!
- Tá bom, papai. Como o Sr. quiser...
... Eu somente voltei aqui para dar este casaco de pele e as escrituras da minha mansão do Morumbi para a mamãe, uma caderneta de poupança no valor de 5 milhões para o meu irmãozinho e, para você, paizinho, este Rolex de ouro puro, aquele BMW O km que está na porta, um título vitalício do melhor clube da cidade e um convite a todos para passarem o Réveillon a bordo do meu iate em Búzios e... - Filhinha, você disse que tinha virado o que mesmo?
- Prostituta, papai.
- Aaaaaahhh, booommmm!
Que susto você me deu, menina! ... Eu tinha entendido...
Professora substituta!!!
Vem cá, dá um abraço no papai...


“Nenhuma mente que se abre para uma nova idéia voltará a ter o tamanho original.”
                                                               (Albert Einstein)



Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

- Conselhos para melhorar a qualidade de vida

CONSELHOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

                                          (Página em homenagem  à família Rosa Quintão)
            As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:
1- Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isso aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória.... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.
11- Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.
12- Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos. (Vide Rir é o melhor remédio- neste livro)
13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantêm um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária dessa infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques do coração.
16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
17- Colocar tomate ou verduras frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18- Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar a área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
19- Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:


- Comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- Pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que pegam gripes e resfriados mais facilmente.
- Ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- Conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.'Não parece tão sacrificante, não é verdade?


Uma vez incorporados, os conselhos facilmente tornam-se hábitos...


É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: ''Escolha a melhor forma de viver e o costume se tornará agradável”!

Humor - Surdez


Um idoso telefona ao médico para marcar uma consulta para a sua mulher.

A atendente lhe pergunta:
- Qual o problema de sua esposa?
- Surdez. Não ouve quase nada.
- Então, o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, fará um teste, para facilitar o diagnostico do médico.
Sem que ela esteja olhando, o senhor, a uma certa distância, falará em tom normal, até que perceba a que distância ela consegue ouvi-lo. Então,quando vier, dirá ao médico a que distância o senhor estava quando ela o ouviu.. Certo?
- Está certo.
À noite, quando a mulher estava preparando o jantar, o idoso decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher e pensou:
'Estou a 15 metros de distância. Vai ser agora!'
- Maria,o que temos para jantar?
Nada. Silêncio. Aproxima-se a 5 metros:
- Maria, o que temos para jantar?
Nada. Silêncio.. Fica a uma distância de 3 metros:
- Maria, o que temos para jantar?
Silêncio. Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar:
- Maria! O que temos para jantar?
- Frango, porra! É a quarta vez que eu respondo!


NORMALMENTE, NA VIDA, PENSAMOS QUE AS DEFICIÊNCIAS SÃO DOS OUTROS E NÃO NOSSAS.


Ao fazer outras edições deste livro eu só queria começar tudo de novo, para me ensinar a escrever.

Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

- Coisas da Ciência

                                  Coisas da Ciência

       Samba do cientista louco


            Nelson Rodrigues contava que, toda madrugada, acordava com a úlcera em chamas e, de pijama e meias, ia à cozinha tomar um copo de leite para aplacá-la. Com o leite, a úlcera amansava, e dizia, só faltava ronronar como uma gata amestrada. Nelson morreu em 1980, de outras causas. Imagino seu choque, hoje, se soubesse que, segundo as últimas descobertas da ciência, leite é um veneno para quem tem úlcera. Há mais de 20 anos, quando eu trabalhava no Banco do Brasil, um médico me recomendou tomar leite de meia em meia hora. Parei com aquilo porque senti que estava me fazendo muito mal. Através de pesquisas vi que a úlcera era uma bactéria e que teria que ser tratada com medicamentos. O tal médico não concordou comigo, mas tempos depois já tratava seus pacientes com os tais medicamentos.
            E a manteiga? Depois de séculos sendo louvada, com justiça, como uma das maiores invenções do homem, levou os últimos 50 anos acusada de vilã para vários órgãos, inclusive o coração. Para a ciência, boa mesmo era a insípida, insossa e inodora margarina. Agora a mesma ciência, num lance de gênio, concluiu que a margarina é que é a vilã, por causa da mortal gordura trans.
E temos a saga e anti-saga do ovo. Certo dia decretaram que ele era o pior inimigo do colesterol e do coração, e só faltaram proibir as galinhas de produzi-lo. Porém, há pouco, descobriram que, ao contrário, ele faz bem ao coração porque ajuda a emagrecer, não influi no colesterol e até protege nossos olhos dos raios ultravioleta - o que é ótimo, porque nos permitirá ir à praia sem óculos escuros.
            Sem falar no café. Por conter cafeína, ele também já frequentou todas as listas negras. Criaram inclusive o café descafeinado. Pois os cientistas vêm de concluir que a cafeína é uma maravilha: estimula o sistema nervoso central, o coração, os vasos sanguíneos e os rins. Já o café descafeinado faz subir a pressão e aumenta o colesterol e o risco de doenças cardíacas.

            Finalmente a ciência mandou dizer que, ao contrário do que ela própria afirma há anos, o açúcar é uma beleza e são os adoçantes que engordam! É o maravilhoso samba do cientista louco, em cuja letra “certeza” rima com “dúvida”.

             Quando se fala em astronautas e viagens lunares uma das coisas que se pensa é como eles se alimentam. É verdade que eles precisam de uma alimentação que ocupe pouco espaço e seja nutritiva e segura. Por isso, a partir das primeiras expedições extraterrestres, a indústria de alimentos teve um grande salto tecnológico. Ao mesmo tempo, não é nova a idéia de que uma boa alimentação é a base para uma vida mais saudável. Destarte, há muito tempo, o grande Hipócrates em: “use os alimentos como remédios” já anunciava a importância dos alimentos e de seus macro e micro elementos como reguladores e um dos maiores responsáveis pela manutenção da saúde, física e mental.

            Resta à sociedade uma maior pressão junto às universidades, órgãos de pesquisa, órgãos reguladores, entre outros, para controlar a produção, marketing (propaganda) dessas novas descobertas, evitando caminhos tortuosos e que possam atender, enfim, ao tripé ciência, saúde e boa alimentação.
Coisas da ciência.

HUMOR


Um professor esperto...
O que um professor é capaz de fazer... O fato narrado abaixo é real e aconteceu em um curso de Engenharia da USJT (Univ. São Judas Tadeu), tornando-se logo uma das 'lendas' da faculdade. Na véspera de uma prova, quatro alunos resolveram chutar o balde: iriam viajar juntos. Faltaram à prova e então resolveram dar um 'jeitinho'. Voltaram a USJT na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda.
Então, dirigiram-se ao professor:
- Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, tivemos mil problemas, e por conta disso tudo nos atrasamos, mas gostaríamos de fazer a prova'.
O professor, sempre compreensivo:
- Claro, vocês podem fazer à prova hoje a tarde, após o almoço.
E assim foi feito. Os rapazes correram para casa e racharam de tanto estudar, na medida do possível.
Na hora da prova, o professor colocou cada aluno em uma sala diferente, sem qualquer meio de comunicação com o mundo externo e entregou a prova:
Primeira pergunta, valendo 0,5 ponto: Escreva algo sobre 'Lei de Ohm'.
Os quatro ficaram contentes pois haviam visto algo sobre o assunto.
Pensaram que a prova seria muito fácil e que haviam conseguido se dar bem.
Segunda e última pergunta, valendo 9,5 pontos : 'Qual pneu furou?'

O horário político é o único momento em que os ladrões ficam em cadeia nacional.

Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

- Churrasco do Pescador & Causos de pescador

Churrasco de pescador - Causos de pescador


                                 (Página em homenagem  ao André e ao  Marcelo da Editar)

8 pessoas (metade de tudo para 4 pessoas)


Ingredientes
• 2,4 kg de costela de ripa limpa (com pouca carne)
• 1/2 kg de linguiça de porco
• ½ de linguiça calabresa
• Pimenta calabresa ou malagueta se preferir
• Temperos com muito alho e cebola. Finalmente, cheiro verde. Cuidado com o sal, pois a linguiça já tem sal
• Enfeites a gosto: galhos de salsa, hortelã, pimentas dedo-de-moça, pimentões etc.


Modo de Preparo


 Numa panela de pressão (7,5 litros) faça camadas com costela de ripa limpa (com pouca carne) alternando com linguiça de porco e calabresa.

Obs: para cada camada de costela coloque 4 gomos de linguiça (todas furadas com um garfo) e a calabresa cozida e descascada cortada em rodelas.


 Termine com uma camada de linguiças.
 Tampe a panela e leve em fogo médio. Assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 35 minutos.
 Retire a pressão, abra a panela, retire as carnes e despreze um pouco da gordura que se formou. Coe o molho.
Observações: se for utilizar linguiça com pouca gordura, o caldo que se forma será bem ralo. Para retirar a gordura, coloque sobre o caldo um saco plástico com gelo. A gordura gruda no saco e fica mais fácil retirá-la.
            Se quiser, nessa hora, coloque a camada de cima de carnes na panela e deixe no fogo por mais alguns minutos.
Sirva o churrasco com o molho coado, arroz branco, farofa e vinagrete.


Pulo do Gato

Dica de pescador: para a carne ficar mais dourada, retire a carne que está no fundo da panela e coloque mais 10 minutos no fogo.



                 Humor
Personagens (fictícios, exceção de André e Marcelo) _ Qualquer semelhança é mera coincidência.
- André (não bebia demais) o inventor do churrasco feito na panela de pressão. Coisa de pescador mesmo... Se não fosse o André este livro não teria sido uma realidade.
- Erasmo, meu amigo filósofo e assessor, além de observador e um grande contador de causos.
- Marcelo – também da Editar, amigo e sócio do André e a quem, também, reconheço a competência na arte do Photoshop, CorelDRAW e a tudo que se necessita para editar um bom livro. Obrigado, Marcelo, por tudo. Ele não foi à pescaria, mas estava, assim como eu, a escutar os causos na reunião.
- Marcinho não só pescava como comprava peixes e bebia pinga.
- Chico seu companheiro de pescaria. Um pinguço danado.
- Cacá, o sóbrio. Deus tá vendo!!!
- Cláudio é cozinheiro e o maior manguaceiro de todos
- Zé Amigo (motorista e mecânico)


            Há tempos já usavam um ônibus leito, por eles adaptado com oito poltronas-cama, toldo externo, salão de jogos, cozinha e diversos freezers, e todo ano se mandavam para o pantanal.
Tudo que estou relatando, é por ouvir dizer, principalmente do contador de causos.
Logo de cara já me contaram que aquele era um grupo de amigos que todo o ano ia pescar e, para que as férias ficassem completas, cada um levava uma namorada diferente. E essa rotina se repetiu durante vários anos consecutivos até que um belo dia as esposas deles decidiram acompanhá-los e não houve Cristo que as fizesse mudar de ideia.
Sempre que chegavam à beira do rio, eram recebidos pelos índios. Assim que desceram do ônibus os índios viram as esposas dos pescadores e comentaram:
- Caramba! Que bagulhada horrível trouxeram desta vez!!!
            Tem hora que tinham que beber e também de comer, né? Contou o Erasmo quando se reuniu com sua turma de volta à cidade. A água da palavra também tinha que ser experimentada.
            Para mostrar de como é a amizade masculina e feminina, relatou que, antes de sair para a pescaria, sua esposa passou uma noite fora de casa. Na manhã seguinte, explicou-lhe que tinha dormido na casa da melhor amiga. Ele, então, telefonou para dez das suas melhores amigas. Nenhuma delas confirmou. Na semana anterior ele passou uma noite fora de casa. Na manhã seguinte, explicou à mulher que tinha dormido na casa do seu melhor amigo, um desses da pescaria. A esposa, então, telefonou para dez dos seus melhores amigos. Sete deles confirmaram, e os três restantes, além de confirmarem, garantiram que ele ainda estava lá.


Arrematou agradecendo a todos o apoio dizendo: você conhece o relacionamento entre seus dois olhos? Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos, eles veem coisas juntos e dormem juntos embora eles nunca vejam um ao outro. A amizade deveria ser exatamente assim! A vida é horrível sem amigos. O Erasmo não é só filósofo de botequim. Quando tenho minhas dúvidas e meus problemas, recorro a ele. Tem resposta pra tudo. Há tempos descobri-lhe a competência. Sua fala mansa é cheia de saber e sempre com um toque de humor. Se quiser sacanear a seriedade, tem que ser com humor, disse-me certa vez.
Narrou que, na pescaria, o Cacá havia bebido muito por culpa do Doutor que lhe havia prescrito uma receita e ele só entendeu a última frase: pinga 3 vezes ao dia...
- O Chico falou que estava muito chateado porque sua esposa havia falecido por causa da bebida... foi atropelada por um caminhão da Brahma.
- O Cláudio, afirmou ao Doutor que só bebia um traguinho por dia.
- Um traguinho? O senhor é um alcoólatra!
- Não, senhor! Eu só bebo um traguinho. Acontece que depois que bebo um traguinho, me transformo em outro homem. Este sim é que é um pinguço!
            Vieram causos das compras de peixe pelo Marcinho e os elogios exagerados ao motorista Zé Amigo.

            Continuaram contando sobre o churrasco do pescador: o André colocou os ingredientes na panela de pressão e enquanto preparava o prato nos moldes desta receita, todos se serviam de uma pinga enquanto aguardavam. Conversa vinha, conversa ia e derrubavam mais outras doses da marvada. Depois de vinte minutos de espera queriam porque queriam abrir a panela de pressão. Já não falavam coisa com coisa: vamos colocar isso para assassinar, digo assar mais, vamos abir essa porra de tampa e rivirá tudo pra otra banda, tentar servir uma talagada e sentar na porta da geladiera, tanto faz, servir-se de uoooooooootra dose sarada da branquinha. Cozer, costurar, cozinhar, não, sim? Afastar-se 5 passos ou mais. Que bom sentarrr. Tirar a sacana da costela do forno ou panela, tanto faz. Tentar abrir novamente ao tampa, porquena brimeiranãnãnã, teenndadiiiiva nããão deeeeeuuuuuuu. Peagar o que caiu no jão, enxugar ofilhao da mãe com este pano de chão e jogá-lo num trato, ou um chato, ou um pandeja ou quaquer porra... pois avinal nem gosssssssssssssssssta dess porcaria mesmo...
A coisa é séria, mas a receita é muito gostosa já nos deliciamos com ela por diversas vezes.
Sobre os causos acredite se quiser... No entanto pode se esbaldar de rir...


“Cá entre nós, “Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes.”
                                                             (Philips Brooks)
Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio



A mesma receita descrita pelo filósofo Erasmo, o contador de causos da pescaria.

- Cabrito à caçadora à moda "Levanta Poeira"

CABRITO À CAÇADORA À MODA  "LEVANTA POEIRA"

                       Página em homenagem ao casal amigo Dr.Carlos Nunes e Dra. Liliane.

  Depoimento: Não porque eles soubessem fazer o prato, mas porque eles sempre nos convidavam para saboreá-lo. Quem fazia era a Lúcia, uma cozinheira de mão cheia, diríamos. Foi ela quem me deu a receita. Aquele era o cabrito da madrugada. Nós, boêmios de plantão, sempre assinávamos o ponto, por uma questão de caráter.
            Enquanto saboreávamos o tal cabrito a gente aproveitava para planejar ações da Escola de Samba Levanta Poeira. Ficávamos tomando cerveja Antártica e no conversê com nossos amigos comuns, Prof.Luís e Dona Cidinha, Maurício e Carmem Lúcia, Norlina, Sô Geraldo Belligoli e Dona Aparecida, Élida Saraiva, Rose do Evilásio, Imaculada, os irmãos Frederico, Edmundo e Gustavo, o Romeu Canônico e sua patota, sua esposa Maria, sua filha Dra. Ciléia, seu filho Juninho, sua cunhada Mariléa Baesso e seu filho Jordan, Dr. Sérgio Trevisano, Zé Ângelo, meu filho Cláuton, compositor e puxador oficial de samba da escola e outros. Ali era o reduto dos bambas. Bons tempos aqueles!!!
            Dizem que o bom cabrito não berra, mas juram que numa certa madrugada ouviu-se o cabrito berrar lá nos fundos da casa do Dr.Carlinhos. Corre, também a história de um velho amigo que cismou de comê-lo de joelhos, em reverência. Esse prato ganhou fama e ainda corre à boca miúda no nosso meio. Sua lembrança ainda me faz salivar. Conversa de botequim, de pescador? Talvez, mas se Michelangelo fosse cozinheiro poderíamos afirmar que era ele o autor da tal receita.
            Entre uma garfada e outra, entre um gole e outro, olhando em volta, a gente sempre via chegar muitas outras pessoas dado ao grande círculo de amizade do casal anfitrião, Dr. Carlinhos e Liliane. Eram sambistas como eles do Levanta Poeira ou da “Beija Flor” de Nilópolis, artistas outros, intelectuais, jornalistas, figurinhas carimbadas e, enfermeiros e médicos do hospital local ou de São Paulo ou ainda de BH. Um dia cheguei a conclusão de que a vedete daquelas noitadas, talvez não fosse o cabrito à caçadora e sim o casal amigo.Ingredientes:

• 1 cabrito de porte médio
• 5 kg de batata                             
• 400 g de bacon
• 400 g de presunto em cubinhos
• 3 kg de peito de frango desfiado
• 10kg de tomate sem pele e sem semente
• 2 latas de milho verde
• 4 pimentões

Modo de fazer:


 Ferventar o cabrito, bem temperado de véspera. Fritá-lo e depois cozinhá-lo na mesma panela.

 Em outra panela, frite o alho e coloque uma camada de cada ingrediente, inclusive o cabrito, e deixe cozinhar até que as batatas estejam desmanchando.

É só servir


HUMOR: O MINEIRINHO


O mineirinho entra num boteco, e vê anunciado acima do balcão:
Pinga.................................................R$ 1,00
Pão de queijo....................................R$ 2,00
Sanduíche de Galinha......................R$ 3,00
Carícias no órgão sexual..................R$ 10,00
Checando na carteira para não passar vergonha, ele vai até o balcão e chama uma das três garotas, que estão servindo bebidas nas mesas:
– Por favor....
– Sim? Responde ela com um sorriso lindo. – Em que posso ajudar?
– É ocê que acaricia o órgão pros cliente?
– Sou... Responde ela com uma voz bem sensual.
– Então, ocê lava bem as mão, que eu quero um pão de queijo!

“Verde e branco / É uma paixão popular / Seu encanto / Em liberdade no ar”.

(Samba de Enredo da Escola de Samba “Levanta Poeira” de Rio Pomba-MG – Cláuton)

Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio