segunda-feira, 30 de agosto de 2010

- Bolo de Melado de Cana

BOLO DE MELADO DE CANA
                                     (Página em homenagem à Helena do Afonso)

Momento Cultural



Há cerca de 3.000 anos, os indianos descobriram que, fervendo o caldo da cana (Saccharum officinarum), originária da Nova Guiné, se obtém um xarope que, batido, dá um açúcar rústico hoje conhecido como mascavo. Foi a primeira tentativa de substituir o mel como adoçante. Vem daí a expressão “mel sem abelhas”, cunhada pelo rei persa Dario I (550-486 AC), que invadiu a Índia e descobriu a iguaria. O segredo do açúcar escuro se espalharia pelo mundo após o século VII, com a invasão da Pérsia pelos árabes. Ao Brasil a cana chegou em 1532. Seus subprodutos logo entraram na dieta local, dando origem a enorme variedade de doces. O melado é obtido da fervura do caldo de cana até ficar consistente, ao mesmo tempo em que é purificado com a retirada da espuma. Mais concentrado, batido até começar a cristalizar e moldado em formas de madeira, ele se transforma na rapadura. Para virar açúcar mascavo, deve ser batido até secar. O melado é pois, um produto artesanal, sem aditivos. Nos Estados Unidos e na Europa, costuma ser usado como calda para panquecas e em pães e bolos, combinado com canela, raspas de limão, cravo, gengibre, alcaravia, erva-doce, noz-moscada, frutas cristalizadas, banana, uvas passas, amêndoas e nozes. A cozinha cajun, do sul dos Estados Unidos, lança mão dele para besuntar assados e preparar molhos para carnes e frutos do mar. Além dos usos sertanejos – sobre mandioca cozida, batata-doce, queijos ou misturado com farinha de milho ou de mandioca, ou com angu, pode entrar numa infinidade de pratos, incluindo grande parte das receitas que levam mel.

SAÚDEÉ bom para pessoas que gastam muita energia e as inapetentes ou anoréxicas, por ser.boa fonte de carboidratos na forma de açúcares de fácil absorção.


É ruim para portadores de diabetes, por ser rico em sacarose, como os demais açúcares, e quem faz regime de emagrecimento, devido ao seu alto teor calórico.


COMO SE ESCOLHE - Nos supermercados existem marcas de grandes empresas, mas em mercados populares e de produtos naturais se encontram versões rústicas, em embalagens de cerâmica, por exemplo. Como existem empresas de fundo de quintal, sem controle de higiene, comece por observar o local de compra. No rótulo devem constar nome do fabricante, endereço e prazo de validade. Evite o produto que tiver muita espuma na superfície, o que indica presença de impurezas e descuido na produção. O melado dura um ano aberto e dois fechado. Se a idéia não for consumi-lo em poucos dias, o melhor é deixá-lo na geladeira para não mofar.

COMO SE PREPARA - Faça melado. Coe o caldo de cana em pano e ferva até engrossar. Ou derreta 1 xic. de pedaços de rapadura em 1 e ½ xic. de água e ferva até ponto de melado. Ponha em vidro fervido e seco, na geladeira. Se aparecer mofo na superfície, descarte. Se cristalizar, derreta em banho-maria. O melado substitui, na mesma proporção, mel, glucose de milho e xarope de maple nas receitas. No caso de açúcar mascavo, troque ¾ de xic. por 1 xic. de melado. Faça café à moda cajun. Junte 6 col. (sopa) de melado e 3 xic. de café forte e aqueça, sem ferver.


Ponha l col. (sopa) de rum escuro em cada xícara, despeje o café, cubra com creme batido e polvilhe com noz-moscada.



O BOLO DE MELADO

Ingredientes e modo de fazer
 • Bata três ovos inteiros

• Junto com 1 xícara de melado

• 2 colheres de sopa de manteiga light

• Quando estiver cremoso misture 3 xícaras de suco de laranja

• Incorpore 3 colheres de fermento em pó

• 1 ½ xícara de farinha de trigo


Transfira a massa – que deve ficar mole – para uma forma untada e polvilhada de farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido até dourar.

Humor


O cachorrinho, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção. Pensa rápido. Vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz: - Ah, que delícia este tigre que acabo de comer! O tigre para bruscamente e foge apavorado do cachorrinho. No caminho vai pensando: “Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!” – Um macaco, que viu a cena, vai atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado. O tigre furioso, diz: - Cachorro maldito! Vai me pagar! – O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo. Desta vez traz o macaco montado em suas costas. – Ah, macaco traidor! “O que faço agora?” – pensa o cachorrinho. Em vez de sair correndo, fica de costas, roendo os ossos, como se não estivesse vendo nada. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz: “Macaco preguiçoso! Faz meia hora que mandei me trazer outro tigre e ele ainda não voltou!”



“Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento.”
                                             (Albert Einstein)

Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário