terça-feira, 31 de agosto de 2010

- Cuidados com a comida a quilo

Cuidados com a comida a quilo.

            Na hora de comer em “buffets” por quilo, estilo self-service, preste muita atenção em alguns detalhes. Tudo de acordo com nossa pesquisa a profissionais do ramo e nossas observações em restaurantes de comida por quilo em Miami e em Lisboa (comida ao peso) onde foram introduzidos por influência brasileira. Fomos nós brasileiros quem inventou a comida a quilo na década de 80.

            Para quem tem que almoçar fora e com horário para voltar para o trabalho, os restaurantes que servem comida por quilo são uma mão na roda. A variedade de pratos é grande, os preços razoáveis e não precisa esperar. É só se servir e comer. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para não ser pego de surpresa e ter problemas de saúde. Já reparamos em mais de 100 estabelecimentos, por esse mundo afora, inclusive na América do Norte e Europa, que apenas 10% de restaurantes desse tipo estavam ok. A higiene não é a mesma de uma comida “a la carte” (expressão francesa para você fazer o pedido usando o cardápio do restaurante).

Algumas dicas simples e valiosas.


- Antes de fazer a refeição, você tem que dar uma de detetive e checar a temperatura do balcão e o uniforme dos funcionários do restaurante. Observe se os funcionários estão usando bonés ou redes de proteção nos cabelos. As roupas devem ser claras, de acordo com uma lei federal.

Escolha bem o lugar para não se dar mal e ter uma intoxicação. Todo cuidado é pouco.

- Observe se as mesas e balcões onde são manipulados alimentos estão revestidos de material impermeável (fórmica, mármore, granito ou aço). Se os talheres estão acondicionados em plásticos com os cabos voltados para a abertura. Se os pratos (louça) estão quentes denotando higiene. Observe se as janelas ou qualquer abertura para o exterior estão cobertas com telas de proteção. Se existem dispositivos contra insetos próximos dos alimentos expostos. Se estão adotando medidas para evitar o convívio com insetos. Se há alguém fumando

- Esqueça a visita à cozinha. Não somos favoráveis a esse tipo de “tour”. Vá ao banheiro... Se o proprietário não tiver condições de manter esse local limpo, imagine a cozinha...

- Sabe aquele paninho de cozinha que alguns restaurantes usam para limpar o balcão de self—service? ele tem um milhão de bactérias a mais do que o tampo do vaso sanitário de um banheiro público, segundo o Dr. Bactéria.

O RISCO TAMBÉM ESTÁ NOS CRUS. Você pode consumir uma folha mal-higienizada e contrair parasitas. Alfaces podem conter coliformes fecais e bactérias que podem causar infecções. Uma singela folha de alface pode estar tão contaminada que é capaz de transmitir verminoses e até hepatite. A contaminação pela salmonela, bactéria que causa diarréias, dores abdominais, febre, dor de cabeça, mal-estar, desidratação e calafrios é um perigo e também não está descartada.

Não se iluda com a decoração do restaurante. Ao entrar, devemos prestar atenção no balcão de saladas.


Como reconhecer.

- Os pratos frios devem ter, pelo menos, um pouco de gelo embaixo se o balcão não for refrigerado.

- Muito cuidado com maionese e salpicões. Como são pratos que demoram a ser feitos e há muita manipulação, existe a probabilidade desses alimentos estarem contaminados e de fazer mal às pessoas que os ingerirem.

- Preparações que contêm muito molho, como estrogonofes, massas e ensopados também devem ser evitados.

- Carnes desfiadas e cortadas merecem atenção redobrada, pois podem ser sobras de outros pratos.

- Cuidado com pratos muito manipulados que tenham muitos alimentos picados, como saladas, legumes crus e salada de frutas. Se o cozinheiro não tiver lavado as mãos direito, até coliformes fecais podem estar no meio do alimento. Por mais bonita que esteja a salada de frutas, é melhor deixar para comê-la em casa.

- O descuido com a comida pode causar inúmeros problemas à saúde e até levar a pessoa à morte, dependendo do seu estado de defesa imunológica.

- Observe como é feita a reposição dos pratos de alimentos. Eles têm que estar quentes. De preferência borbulhando ou com aquela fumacinha.

Outras dicas para você se prevenir:

- No balcão, por exemplo, deve haver um vidro que separe as pessoas da comida. “Assim, os fios de cabelo dos fregueses ou gotículas de saliva não vão cair sobre os alimentos, contaminando-os, enquanto os clientes se servem. Aqui em Minas esses restaurantes usam um fogão à lenha enorme com fogo e tudo. Fica tudo quentinho, mas não têm proteção.(A COMIDA PODE SER CONTAMINADA DURANTE O MANUSEIO, NO PREPARO OU QUANDO É SERVIDA).

- observe como é feita a reposição dos alimentos: tem que ser trocada toda a travessa e não misturada a sobra com o arroz novo, por exemplo.


- bacon, linguiça, coxinhas, batata frita, croquetes, bife à milanesa e empanados de um modo geral são prejudiciais para os que têm diabetes.


- substitua o sal por limão, que tem vitamina C e dá um toque bom às saladas, por exemplo.

- as frituras devem ser evitadas.

- prefira o grill, mais sequinho, sem umidade, no lugar da carne cozida;

- procure almoçar entre 12h e 14h, no máximo.

(quanto mais tempo a comida fica exposta, mais chance as bactérias têm para se proliferar)

Agora, você já sabe: atenção aos detalhes e bom apetite!
 
Humor - Qual o nome do filme???   


• O filho e o pai se despediram rapidamente. Qual o nome do filme?
'Tchau Pai, Tchau Filho


• Um menininho tinha um gatinho chamado Tido, que toda noite dormia num cestinho.
Um belo dia, o menininho foi procurá-lo e não o achou. Qual o nome do filme?
'O Cesto sem Tido'


• Num lugar onde só existiam pizzas, as de aliche foram expulsas pelas de Ervilha. Qual o nome do filme?
'Aliche no país das más ervilhas'


• Para comprar uma bola, um homem teve que escolher entre a vermelha e a azul. Ele escolheu a vermelha. Qual e o nome do filme ? 'Largou a Azul'


“Cada semana, uma novidade. Pizza previne câncer do esôfago. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, ovo faz mal, ovo faz bem, chocolate faz mal, chocolate faz bem, mas, “peraí”, não exagere...
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Esses telejornais... Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde. Prazer faz muito bem. Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias! Cinema é melhor pra saúde do que pipoca. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada.”
                                                                                    (Luís Fernando Veríssimo)



Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário