segunda-feira, 30 de agosto de 2010

- Coisas da Ciência

                                  Coisas da Ciência

       Samba do cientista louco


            Nelson Rodrigues contava que, toda madrugada, acordava com a úlcera em chamas e, de pijama e meias, ia à cozinha tomar um copo de leite para aplacá-la. Com o leite, a úlcera amansava, e dizia, só faltava ronronar como uma gata amestrada. Nelson morreu em 1980, de outras causas. Imagino seu choque, hoje, se soubesse que, segundo as últimas descobertas da ciência, leite é um veneno para quem tem úlcera. Há mais de 20 anos, quando eu trabalhava no Banco do Brasil, um médico me recomendou tomar leite de meia em meia hora. Parei com aquilo porque senti que estava me fazendo muito mal. Através de pesquisas vi que a úlcera era uma bactéria e que teria que ser tratada com medicamentos. O tal médico não concordou comigo, mas tempos depois já tratava seus pacientes com os tais medicamentos.
            E a manteiga? Depois de séculos sendo louvada, com justiça, como uma das maiores invenções do homem, levou os últimos 50 anos acusada de vilã para vários órgãos, inclusive o coração. Para a ciência, boa mesmo era a insípida, insossa e inodora margarina. Agora a mesma ciência, num lance de gênio, concluiu que a margarina é que é a vilã, por causa da mortal gordura trans.
E temos a saga e anti-saga do ovo. Certo dia decretaram que ele era o pior inimigo do colesterol e do coração, e só faltaram proibir as galinhas de produzi-lo. Porém, há pouco, descobriram que, ao contrário, ele faz bem ao coração porque ajuda a emagrecer, não influi no colesterol e até protege nossos olhos dos raios ultravioleta - o que é ótimo, porque nos permitirá ir à praia sem óculos escuros.
            Sem falar no café. Por conter cafeína, ele também já frequentou todas as listas negras. Criaram inclusive o café descafeinado. Pois os cientistas vêm de concluir que a cafeína é uma maravilha: estimula o sistema nervoso central, o coração, os vasos sanguíneos e os rins. Já o café descafeinado faz subir a pressão e aumenta o colesterol e o risco de doenças cardíacas.

            Finalmente a ciência mandou dizer que, ao contrário do que ela própria afirma há anos, o açúcar é uma beleza e são os adoçantes que engordam! É o maravilhoso samba do cientista louco, em cuja letra “certeza” rima com “dúvida”.

             Quando se fala em astronautas e viagens lunares uma das coisas que se pensa é como eles se alimentam. É verdade que eles precisam de uma alimentação que ocupe pouco espaço e seja nutritiva e segura. Por isso, a partir das primeiras expedições extraterrestres, a indústria de alimentos teve um grande salto tecnológico. Ao mesmo tempo, não é nova a idéia de que uma boa alimentação é a base para uma vida mais saudável. Destarte, há muito tempo, o grande Hipócrates em: “use os alimentos como remédios” já anunciava a importância dos alimentos e de seus macro e micro elementos como reguladores e um dos maiores responsáveis pela manutenção da saúde, física e mental.

            Resta à sociedade uma maior pressão junto às universidades, órgãos de pesquisa, órgãos reguladores, entre outros, para controlar a produção, marketing (propaganda) dessas novas descobertas, evitando caminhos tortuosos e que possam atender, enfim, ao tripé ciência, saúde e boa alimentação.
Coisas da ciência.

HUMOR


Um professor esperto...
O que um professor é capaz de fazer... O fato narrado abaixo é real e aconteceu em um curso de Engenharia da USJT (Univ. São Judas Tadeu), tornando-se logo uma das 'lendas' da faculdade. Na véspera de uma prova, quatro alunos resolveram chutar o balde: iriam viajar juntos. Faltaram à prova e então resolveram dar um 'jeitinho'. Voltaram a USJT na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda.
Então, dirigiram-se ao professor:
- Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, tivemos mil problemas, e por conta disso tudo nos atrasamos, mas gostaríamos de fazer a prova'.
O professor, sempre compreensivo:
- Claro, vocês podem fazer à prova hoje a tarde, após o almoço.
E assim foi feito. Os rapazes correram para casa e racharam de tanto estudar, na medida do possível.
Na hora da prova, o professor colocou cada aluno em uma sala diferente, sem qualquer meio de comunicação com o mundo externo e entregou a prova:
Primeira pergunta, valendo 0,5 ponto: Escreva algo sobre 'Lei de Ohm'.
Os quatro ficaram contentes pois haviam visto algo sobre o assunto.
Pensaram que a prova seria muito fácil e que haviam conseguido se dar bem.
Segunda e última pergunta, valendo 9,5 pontos : 'Qual pneu furou?'

O horário político é o único momento em que os ladrões ficam em cadeia nacional.

Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário