terça-feira, 31 de agosto de 2010

- Erros que cometemos dentro de casa

ERROS QUE COMETEMOS DENTRO DE CASA


            Como todo mundo, eu recebo muitas mensagens com dicas disto ou daquilo. Algumas são mesmo úteis, por isso resolvi colocar nesta 2º Edição e compartilhar com você. E o faço porque me peguei ignorante sobre o assunto, ou melhor, não tinha parado para pensar. Pelo sim, pelo não, achei ótimo, e desde que li, não me esqueci desses “erros que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde”.

            Especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em engenharia da Qualidade pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Figueiredo, autor de diversos livros que tratam sobre os perigos dos alimentos contaminados dá dicas sobre cuidados que devemos tomar no nosso dia-a-dia. Roberto Figueiredo é biomédico também conhecido como Doutor Bactéria.

Confira:

 
1. Carne debaixo da torneira


Erro: A água fará com que as bactérias penetrem mais ainda, aumentando o risco de contaminação. Além disso, a carne tende a ficar esbranquiçada, perdendo os nutrientes. Debaixo da torneira, só peixes, para retirar as escamas e a barrigada



2. Muito detergente na esponja


Erro: É comum encharcarmos a esponja com detergente líquido, o que é um erro. Como normalmente não é possível usar todo o detergente que ficou preso na esponja, o resto é sempre usado na próxima lavagem. Aí está o grande problema. Além do detergente, também fica acumulado resto de alimentos, que podem no futuro trazer problemas à saúde. Para se ter uma idéia, apenas oito gotas de detergente já são suficientes para um litro de água. Troque a esponja de 8 em 8 dias.

 
3. Tábua de carne de madeira


Erro: Boa parte das donas de casa utiliza tábua de carne de madeira. Grande erro! Na tábua de madeira as bactérias encontram o ambiente ideal para se proliferar. Procure sempre usar “tábuas” de plástico.



4. Recipientes na geladeira, só destampado

Erro: Naturalmente quando colocamos um alimento (já pronto) na geladeira, costumamos fazê-lo em um recipiente fechado. O problema está no fato de que vai demorar mais tempo para resfriar o alimento, fazendo com que as bactérias tenham tempo suficiente para fazer a festa! O ideal é colocar tudo destampado e só depois de mais ou menos duas horas tampar.


5. Guardar comida quente na geladeira.


Erro: Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa: o único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.

 
6. Leite condensado guardado na lata, nunca!


Erro: Quase todo mundo guarda a lata de leite condensado na geladeira, depois de aberta. O ideal é guardar o restante em um recipiente de plástico ou vidro, e sempre servir com uma colher. Os dois furinhos feitos na lata só servem para fazer com que, em um deles, entrem diversas bactérias. Isso também serve para todas as latas de alimentos (milho verde, ervilha – etc.).



7. Formigas são pequenas, mas não devem ser ignoradas


Erro: Consumir doces que foram atacados por formigas. As formigas são consideradas até mais transmissores de bactérias que a barata, pois consomem os restos mortais dos insetos, além de passear por todos os cantos sujos da casa. Doce com formiga deve ser jogado fora.

8. Bolo fora da geladeira


Erro: Nem na hora dos parabéns o Doutor Bactéria perdoa: soprar a velinha é um mau hábito. Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar. Por isso, evite deixar o bolo fora da geladeira.


Nota. Fiquei empolgado com o assunto e procurei mais umas dicas do Dr. Bactéria. Por exemplo, lavar ou não lavar a latinha de cerveja antes de beber? Estando em casa, eu lavo. Na casa dos outros, vai do jeito que servirem (argh!). Olha o que ele diz a respeito:


9. Como limpar latinhas de refrigerantes e cervejas antes de beber? O ideal é lavar as latinhas antes de serem abertas por questões higiênicas e não pelo mito de que o “pai de alguém famoso morreu de leptospirose porque bebeu cerveja diretamente da latinha”. Para que alguém possa contrair leptospirose dessa forma é preciso que a lata esteja à temperatura de 22º C (argh! Cerveja ou refrigerante quente!) e recém urinada pelo rato.


10. E aquela lixeirinha danada de linda que algumas donas de casa mantêm em cima da pia, pode contaminar os alimentos? O Dr. Bactéria diz que sim.


Acredito que esses recipientes devem ter sido inventados por alguém da SPBPA (Sociedade Protetora das Bactérias Patogênicas Anônimas), pois é a mesma coisa que preparar alimentos do lado do lixo. Recipiente de lixo tem que ter tampa e esta ser acionada por pedal e, obviamente, tem de ficar no chão. Nada de comprar as chamadas lixeirinhas de pia, menores, originalmente concebidas para recolher palitos de fósforo usados, tampas de garrafa, guardanapos sujos e outras miudezas. Pois são justamente estas quinquilharias que os germes, as pragas e os insetos domésticos (como baratas, moscas e formigas) mais apreciam.



11. BACTÉRIAS FECAIS
                                                                        
Você limpa a privada? Ótimo, mas lembre-se também de limpar a sua escova de dentes. Ao dar a descarga com a tampa aberta, as bactérias do cocô se dispersam no ar e ali permanecem por até duas horas, podendo ir parar naquela escova na pia. Eeeeca!


Solução – Use uma capinha de plástico para proteger as cerdas e sempre fixe a tampa do vaso ao dar a descarga.

Pode parecer irônico, mas quem trabalha nas ruas tem menos motivo para se preocupar com a saúde pulmonar do que aqueles que trabalham em lugares fechados. A qualidade do ar tende a ser pior dentro de edifícios, casas e lugares fechados do que fora dele
Vamos nos preocupar também com o ÁCARO. Procure arejar o quarto e lavar sua roupa de cama com água quente uma vez por

semana. Os FUNGOS (o popular bolor) proliferam em locais que acumulam umidade. Além do teto, o bolor costuma ocorrer em paredes e armários, causando micoses, rinite e asma. Impeça a umidade consertando vazamentos e usando produtos antimofo. Cuidado com o MONÓXIDO DE CARBONO
que aparece nos processos de combustão em aquecedores, canos de descarga de automóveis na garagem, queimadas,
nos cigarros que ainda contêm alcatrão e nicotina, nos chaminés de muitas indústrias e fábricas, etc. Quando inalado poderá ser muito perigoso podendo mesmo tornar-se fatal. Ocasiona enjoos, tonturas, respiração irregular e dores de cabeça. A solução é fazer uma boa manutenção de todos os aparelhos domésticos e fazer com que sua casa tenha uma boa ventilação.


HumorTrocadilhos.


1) O que é um cigarro de maconha feito com papel de jornal?

          Baseado em fatos reais

2) Qual é o fim da picada?
         Quando o mosquito vai embora.

3) O que são dois pontos pretos no microscópio?
           Uma blacktéria e um pretozoário


4) Qual é a comida que liga e desliga?
            O Strog-ON-OFF. (PUTZ!)
5) Como se faz para ganhar um Chokito?
            É só colocar o dedito na tomadita.
6) Qual o vinho que não tem álcool?
              Ovinho de Codorna.
7) O que é que a banana suicida falou?
             Macacos me mordam!
8) Qual é o doce preferido do átom
           Pé-de-moléculas.
9) O que é uma molécula?
          É uma meninola muito sapécula.
10) Como o elétron atende ao telefone?
         Próton!
11) O que um cromossomo disse para o outro?
         Oh! Cromossomos felizes!
12) Como as enzimas se reproduzem?
            Fica uma enzima da outra.
13) O que é um ponto marrom no pulmão?
             Uma brownquite. (boa, boa!)
4) O que é um pontinho vermelho no meio da porta?
                Um olho mágico com conjuntivite.
15) O que o canibal vegetariano come?
                 A planta do pé, a maçã do rosto e a batata da perna.
16) Por que as estrelas não fazem miau?
                Por que Astro-no-mia. (a melhor)
17) Por que a vaca foi para o espaço?
             Para se encontrar com o vácuo. (muito boa..)
18) O que o espermatozóide falou para o óvulo?
           Deixa eu morar com você porque a minha casa é um saco.

“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”.
                                              (Sócrates)


“Apaga el gris de tu vida Y enciente los colores que llevas dentro.”
                                                                                    (Pablo Picaso)

Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário