quinta-feira, 2 de setembro de 2010

- Gengibre (Molho de gengibre em conserva)

GENGIBRE - MOLHO  DE GENGIBRE EM CONSERVA

               Página  em homenagem às amigas Zezé e Rita

            A utilização do gengibre (Zingiber officinale) na culinária tem suas origens nas mais antigas civilizações. Os chineses já usavam no século VI a.C. e os comerciantes árabes antes do primeiro século d.C. O gengibre chegou à Europa vindo do Oriente Médio com as Cruzadas e já era um ingrediente presente em quase todas as receitas de um livro de culinária da corte real inglesa datado de 1390.
            Versátil, o gengibre é delicioso tanto nos pratos picantes do Brasil ou da Ásia como nos doces e nas bebidas de outros países. O sabor do gengibre varia conforme o uso. A raiz fresca, chamada rizoma, tem um sabor delicado e leve, enquanto o sabor da raiz cristalizada é mais concentrado. Os pratos com gengibre em pó podem ser levemente ou muito picantes, dependendo da receita.
            O gengibre também é um ingrediente tradicional na medicina popular. Uma boa maneira, por exemplo, de aliviar os calafrios e a congestão de um resfriado é preparar um chá de gengibre da seguinte forma: deixe ferver alguns pedaços da raiz por 10 minutos e para dar um sabor picante, coloque uma pitada de canela. No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.
            Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
            Desde a Antiguidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Nossos indígenas chamavam-na de mangaratiá ou magarataia.
            Na minha casa, no 2º andar temos uma horta com alecrim, hortelã, tomilho, sálvia, orégano, segurelha, manjerona, manjericão, vick vaporube, tansagem, caninha do brejo, erva-cidreira, pimentas, boldo, diversas hortaliças, plantas medicinais, inclusive o gengibre. A gente faz arroz com soja e gengibre, biscoitos de gengibre e canela, bolo de gengibre, Cookie chocolate e gengibre, peixe ao gengibre, sorvete de gengibre, molho para salada de manga Palmer e gengibre e muito mais e este molho de gengibre em conserva proposto, é claro.

 
GENGIBRE EM CONSERVA

 
Ingredientes para o molho


• 1 vinagre de arroz (750 ml)

• 1 kg de açúcar refinado

• 1 colher de sobremesa de Agi-no-moto

• 1 colher (sopa) de sal


Modo de preparo do molho


Leve ao fogo esses ingredientes e desligue antes de levantar fervura

Modo de preparo do gengibre


 Descasque e lamine o gengibre bem fino.
 Deixe marinar com sal (4 colheres) por 7 horas
 Lave-o bem e coloque para ferver com bastante água por 25 minutos
 Escorra-o bem e
 Misture ao molho e sirva - lembrando que é uma conserva e como tal pode ser servido a qualquer tempo para acompanhar biscoitinhos, pãezinhos, etc..



Humor - A FILHA
A filha entra no escritório do pai, com o marido a tiracolo e indaga sem rodeios:
- Papai, por que você não coloca meu marido no lugar do seu sócio que acaba de falecer?
O pai responde de pronto:
- Conversa com o pessoal da funerária... Por mim, tudo bem.

“Liquidificador nosso que estais em meu apê / Fortificados sejam vossos sucos, cremes e vitaminas / Que sejam feitos à vontade / e que isso não seja um privilégio só nosso / mas de todo o povo... / Também.”

(Oração do liquidificador. Evandro Mesquita)

Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio


2 comentários: