quinta-feira, 16 de setembro de 2010

- Livreto Levanta Poeira

           LIVRETO LEVANTA POEIRA


Enredo do GRES Levanta Poeira – 2007

Carnaval 2007 – Rio Pomba – MG
Tema: “Cor: Verde”
Cláuton


            A Levanta Poeira – LP – Paixão Popular – Verde e Branco vem para a avenida mostrando o seu e vários outros verdes. Não se esquecendo que todas as outras cores são igualmente importantes e se relacionam com harmonia. Harmonia que a escola buscará, como sempre, no seu desfile. Tanto que “...o verde faz do azul com o amarelo...”

            A cor verde simboliza principalmente natureza e ambiente. É geralmente associado a dinheiro e a idéia de “prosseguir”, como é o caso dos semáforos. O verde é uma daquelas cores que consegue oferecer uma variedade imensa de formas de uso e de sensações.

            Estimulante, mas com pouca força sugestiva ela oferece uma sensação de repouso. Na maioria dos casos a idéia é transmitir suavidade e segurança, e em alguns casos, de refrescância. Representa equilíbrio, serenidade. É tranqüilizante, curativa, traz sentimento de segurança e harmonia. Inspire mentalizando os raios verdes da natureza, visualize o verde de uma folha ou um gramado verde claro. Absorva a cor verde como o prana vital e sinta-o penetrando em suas células, vitalizando-as e curando-as.

            Indicado para anúncios que caracterizam o frio, azeites, verduras e semelhantes. A energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões.

            Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde. Essa cor atua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflete o espírito de evolução.


A esperança é verde (O verde da esperança)
Sinal verde: “siga em frente” “passagem livre”
Caldo verde.
Muito pálido: “Ficou verde de susto”.
"Verde de inveja".
“Jogar verde” = “Plantar verde para colher maduro” = Estimular alguém mediante perguntas hábeis, dissimuladas, a fazer uma declaração, contar um fato.
Esverdeado: Tirante a verde; verdacho, verdeal, verdoengo, verdolengo, verdoso, esverdido, esverdinhado.
O verde da bandeira do Brasil: a mata.
Da cor mais comum nas ervas e nas folhas das árvores; da cor da esmeralda: "Verdes, na verde mata, embalançam-se as ramas" (Olavo Bilac, Poesias, p. 269).

Diz-se da planta que ainda tem seiva.
Diz-se da fruta que ainda não está madura.
Diz-se da madeira que não está seca.
Modo figurado: Tenro, fraco, delicado.
Modo figurado: Relativo aos primeiros anos de existência: "Lá se perdia ele para sempre, assim como estes meus verdes anos que em vão procuro reter." (José Lins do Rego, Meus Verdes Anos, p. 351.)
Coberto de vegetação (nativa ou cultivada): área verde; cinturão verde.
Relativo à preservação dos recursos naturais e do equilíbrio ecológico (q. v.), ou às idéias ou ações políticas, econômicas, administrativas, dos que defendem esta preservação: partido verde; legislação verde.
Relativo ao uso ou à aplicação de princípios ou técnicas não-poluentes de exploração dos recursos naturais: O mercado de produtos verdes vem crescendo nos países desenvolvidos.
A vegetação, as plantas verdes; verdor, verdura.
O meio ambiente; a natureza.
No Feng Shui, a cor verde, que é ligada ao elemento madeira e à primavera, representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Representa equilíbrio, serenidade. É tranqüilizante, curativa, traz sentimento de segurança e harmonia.
Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor. Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor. O verde é uma cor-luz primária e uma cor-pigmento secundária composta pelo ciano e amarelo.
Por dispersão, a luz branca é decomposta em sete cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Nós podemos ver esse fenômeno na formação do arco-íris.
            A cor de um objeto é dada pela cor que ele reflete, ou seja, quando uma luz branca incide sobre ele, todas as cores são absorvidas, exceto a dele. Por exemplo, quando a luz branca incide sobre a tartaruga verde, todas as cores são absorvidas, exceto a cor verde que é refletida.
            Um objeto é visto branco porque reflete todas as cores.
Um objeto apresenta a cor negra porque absorve todas as cores que incidem sobre ele.
Ao incidir luz verde sobre um objeto vermelho, ele se apresenta negro porque absorve a luz verde, não refletindo nenhuma cor.


Há três cores primárias: o azul ciano, o magenta e o amarelo primário. Chamam-se cores primárias porque são cores puras, ou seja, cores que não se conseguem com a mistura de outras cores
Também há três cores secundárias: o vermelho-alaranjado, o verde e o violeta. Chamam-se cores secundárias porque se conseguem obter a partir da mistura de duas cores primárias.
Não entraremos mais a fundo na questão, ficaremos na cor verde.
Algumas dicas para as cores da roupa ...:
Verde: para ganhar presentes, para diminuir seu stress.
Cromoterapia: Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis. Propriedades terapêuticas das cores:


            Verde: É o denominador comum de toda a natureza. É o traço de união entre o homem e a natureza, a cor do equilíbrio entre a natureza física e o espírito imortal e a ativação das nossas potencialidades espirituais. Em nossas vidas, é um agente neutralizador das vibrações inorgânicas (energias) do nosso corpo e que equilibra nosso Sistema Nervoso, transmitindo-nos a consciência da harmonia. É a cor mais importante na natureza em sentido do equilíbrio próprio. É uma cor que alivia e acalma tanto física quanto mentalmente e que menos fatiga a vista. O VERDE é uma mistura de AMARELO com AZUL, combinando a sabedoria (AMARELO) com a verdade (AZUL) e, mais ainda, mente e espírito. Situa-se entre o calor e o movimento do AMARELO e, por isto, sugere tão poderosamente o repouso. A cor VERDE, dentro do Espectro Visível de Cores, é a cor que se apresenta aos nossos olhos com o maior número de tons. Todos os tons de VERDE são energizadores e equilibradores das energias do corpo FÍSICO.
Cor que deve ser usada com muito cuidado. Pode ser utilizada para desequilibrar as vibrações causadas pelo raio de uma doença. Associada ao chakra cardíaco, pode ser útil em problemas do coração, úlceras, dores de cabeça, casos de câncer e outros. Também pode estar associada afetivamente à paz, natureza, saúde, abundância, tranquilidade, equilíbrio, esperança e juventude. Harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhor equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência. Favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, tem ação refrescantes e anti-infecciosa. Alivia a insônia.


Água Cromatizada:
É muito eficaz nos tratamentos de cromoterapia, por agir diretamente nas áreas e órgãos que necessitam de cura.
A água compõe 70 % de nosso corpo, e tem uma função importante em seu funcionamento.
É muito fácil preparar a água cromatizada. Você vai precisar de um recipiente de vidro na cor desejada, transparente, de modo que a luz do sol possa atravessá-lo. Caso você não encontre recipientes nas cores que procura, envolva-os em papel celofane ou pinte-os com tinta translúcida (vitral). Complete os recipientes com água mineral ou filtrada. Deixe-os no sol por apenas 2 horas, retirando-os antes do meio dia.
            A água deve ser ingerida 2 a 3 vezes por dia, preferencialmente em jejum, antes das refeições.Aqui vão algumas indicações para a água cromatizada.
Água verde: Tem efeito anti-séptico, laxante, bactericida, desinfetante e germicida. Fortifica tecidos e músculos.
Efeitos físicos do verde: a cor verde é particularmente benéfica para o sistema nervoso simpático e é usada em tratamentos de cromoterapia para a cura em geral, equilibrando e recuperando as células. Essa cor está relacionada com o coração e produz um efeito direto sobre as funções cardíaca e pulmonar. Atenua a tensão e pode reduzir a pressão sangüínea. Ele produz um efeito sedativo e relaxante, embora possa causar sonolência, cansaço ou irritabilidade, se não for usado corretamente. A cor verde também ajuda as pessoas que sofrem de claustrofobia.
Conotações de verde: Natureza, ambiente, dinheiro, riqueza, família, harmonia, saúde, paz, posteridade, suavidade, relaxamento, primavera, juventude, humor, divertimento, felicidade, vida, crescimento, ciúme, inveja, aprendiz, acalmar, repousar, equilíbrio, estabilidade, verão, árvores, fertilidade, boa sorte, e vigor. Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos


Curiosidades sobre o verde: Uma fábrica de assentos para vaso sanitário, não conseguiu vender assentos da cor verde em países do Oriente Médio, e também sofreu ataques, pois estaria ofendendo e agredindo o profeta Maomé, cuja cor-símbolo é o verde.


Aproximadamente 8% dos homens e 0,5% das mulheres têm deficiência em visualizar cores, sendo que a mais freqüente é a falta de habilidade para distinguir o verde.


Levanta Poeira: “...é verde que te quero ver-te...”


RECEITA: Caldo Verde Rápido E Light
(Do livro “Receitas Cultura Humor” de Antônio Fábio. – pág 54)


Ingredientes:
 1 maço de couve
 2 batatas inteiras sem casca
 2 litros de caldo de frango desengordurado
 sal a gosto
Modo de preparo:
 Ferva o caldo com o sal e coloque as batatas para cozinhar.
 Retire-as da panela, esprema e recoloque no caldo.
 Enrole as folhas de couve sem o talo, corte o mais fino possível e coloque numa tigela com água fria por 10 minutos. Escorra e coloque na panela da sopa.
 Deixe cozinhar por 10 minutos.


Sirva quente.
Não saia de casa desarmado; leve sempre o seu sorriso e o seu aplauso.
Diretoria
Presidente: Margarida Florípes Gonzaga
Vice-Presidente: Romeu Canônico Júnior
Secretário Geral: Neli Germano de Paula
Segundo Secretário: Gílson Nunes dos Santos Ferreira
Primeiro Tesoureiro: Joaquim Martins Ferreira
Segundo Tesoureiro: Mário da Silveira Chaves
Diretor Social: Pablo Pires Diogo
Diretor de relações públicas: Maria de Lourdes Silva Esteves
Departamento de Bateria: Avelino Gregório Vieira
Diretor Artístico: Enedina Maria do Carmo
Departamento de enredo e guarda-roupa: Elisabeth Souza Almeida
Departamento de Alas: Delizete Souza Almeida
Conselho Deliberativo: Suplentes:
Maria de Fátima Ferreira Santos Marco Aurélio Costa
Paulo Sérgio Gonçalves Lopes Gílson Vieira
Eva Aparecida Marcelino Hipólito
Maurício Ribeiro Júlio
Francisco Afonso Neto
Conselho Fiscal Suplentes:
Arlindo Jacinto Amaral José Henrique da Silva
Maria Aparecida da Silva Maria José Rodrigues
Marconi Bomtempo Almeida Marconi Bomtempo Almeida
Diretor de patrimônio: Pedro Anastácio da Costa
Colaboradores: Maria das Graças Vespaziano Freitas, Ricardo Roque, Jordan Baesso Lamas e Cláuton Quintão da Costa

O DESFILE

1. Comissão de frente masculina
2. Comissão de frente feminina
3. 1º CARRO ALEGÓRICO: Carro Abre Alas:
4. 1ª Ala: Crianças
5. 2ª Ala: Crianças
6. Mestre Sala e Porta Bandeira Mirim
7. 2º CARRO ALEGÓRICO:
8. 3ª Ala: Baianas
9. Mestre Sala e Porta Bandeira
10. Intérpretes do samba e CARRO DO SOM
11. 4ª Ala: Passistas
12. Madrinha da bateria
13. BATERIA
14. 5ª Ala: Capoeira
15. 3º CARRO ALEGÓRICO:
16. 6ª Ala: Destaques ?????
17. 7ª Ala: Adulto
18. 8ª Ala: Adulto
19. 9ª Ala: Adulto
20. 10ª Ala: Velha Guarda
21. 4º CARRO ALEGÓRICO:

SAMBA ENREDO LEVANTA POEIRA 2007


Tema: Cor: Verde – Autor: Cláuton
Letra e música: José Roberto Barbosa
Intérpretes: Juvenil, Cláuton, Walmir e Zé Roberto
Cavaquinho: Luciano, Swat, Evandro e Serginho


Vou mergulhar na poesia
Do verde que eu sempre quis
Quero ser a fonte que irradia
Felicidade para o meu país

Hoje eu vou cantar
A cor da vida de beleza milenar
Sua fauna sua flora
E as riquezas que agora
Minha escola vem mostrar

Olê, olê, Olá
O verdejante que vem nos presentear
Escrevendo toda esta aquarela
Vem pintar em nossa tela
Pra nos fascinar


Nunca vi tão garbosa
No arco-íris toda prosa
Esta luz inspiração
Este mundo de magia
Alimenta a fantasia
Me embriaga de emoção


Ela é a flor
Esmeralda reluzente
Coração de nossas matas
E o pulmão do continente


Oh! Nobre verde
Traga a esperança e a paz
Fortaleça o nosso amor
O desamor jamais


És harmonia, és curativa
E tantas mil
Tens o teu lugar de honra
Na bandeira do Brasil


Rio Pomba vem
Toda pra sambar
Com a Levanta Poeira
Até o dia clarear



Nenhum comentário:

Postar um comentário