sábado, 4 de setembro de 2010

- Muçarela ou Mussarela

         MUÇARELA ou MUSSARELA

            A mussarela (em italiano mozzarella) é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa) e, assim como o queijo prato, diferencia-se de outros queijos por ser um queijo filado. Nos Estados Unidos da América este queijo é conhecido simplesmente como pizza cheese. Originalmente era produzido apenas a partir de leite de búfala, mas atualmente, por ser muito utilizado na culinária mundial, também é produzido a partir do leite de vaca.



            Livros, jornais e supermercados trazem “mussarela”. Certamente esta forma muito difundida e consagrada pelo uso irá prevalecer, mas o Aurélio apresenta o verbete “mozarela”, enquanto o Michaelis registra as duas formas: mozarela/muçarela. Nenhum registra “mussarela”.


            Napoleão Mendes de Almeida em seu Dicionário de Questões Vernáculas e o Manual de Redação e Estilo do Estadão apresentam a forma "musssarela”.


            A forma culta de escrever a palavra é com “ç” porque está grafado assim no vocabulário ortográfico oficial da Academia Brasileira de Letras.


            Em um dos programas do Jô, ele entrevistou o Aurélio vencedor do SOLETRANDO, ele disse que o correto é muçarela, e você o que acha? Escolhi a forma popular com “ss”.


            Como o assunto é polêmico, escolha a sua forma, já que gramáticos e dicionaristas não se entendem.


“Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar”.
                                                   (Alberto Santos-Dumont)


Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário