sábado, 4 de setembro de 2010

- Oxente, é carne de sol ou de charque?


OXENTE, É CARNE  DE SOL OU DE CHARQUE ?


Momento Cultural

Vamos colocar de vez um ponto final nesta confusão. Aquela carne vermelhinha, que desfia fácil e que, em geral, é a primeira que a gente ataca na Feijoada é facilmente confundida entre carne-seca, carne-de-sol e charque. Apesar da aparência ser muito semelhante, no conceito elas têm diferença, sim.
Um dos ingredientes mais típicos da culinária brasileira, a carne-seca tem quase a idade do Brasil. O primeiro registro nacional é do século 16, no estado do Ceará. De lá, a carne prensada sob o sol forte se espalhou pelo país e virou marca da culinária gaúcha, onde ganhou o nome espanhol charque. 
            Ela é conhecida também como carne-do-ceará ou jabá, tem uma salga mais forte que a carne-de-sol. É seca também ao sol e ao vento ou através de estufas apropriadas. Contém apenas 10% de água. Colocada em água para dessalgar, perde grande parte de suas substâncias nutritivas. É muito utilizada, principalmente no Nordeste do Brasil. No Sudeste, entra no preparo da Feijoada."
            "Carne-de-sol: alimento muito popular no Nordeste do Brasil, é uma carne salgada e seca ao sol e ao vento que mantém a cor avermelhada. Tem salgação mais leve que a da carne-seca. Deve ser consumida no máximo uma semana depois de curada. Antes de ser utilizada, deixa-se de molho por algum tempo, com sua água, sendo trocada várias vezes. É também chamada de carne-de-vento e carne-de-sertão.

Desfeita a confusão e com o significado na ponta da língua, vamos agora para as dicas para o preparo.
            "Para dessalgar é preciso um dia de antecedência. Lave bem a carne e deixe de molho em água abundante durante toda a noite. Para dessalgar com mais facilidade é melhor cortar a carne em pedaços não muito pequenos. No dia seguinte, dê uma fervidinha para finalizar o processo. Escorra a água e prepare de acordo com a receita escolhida".
            É mais fácil encontrar a legítima carne-seca em casas especializadas em venda de produtos do Norte. "As carnes costumam ficar expostas penduradas no meio da loja. Mas não tem perigo, não. Pode comprar sem medo”.
            Agora que você sabe tudo sobre essas delícias já pode partir para diversas receitas com mandioca e outras.

Humor  - Sabedoria árabe  Um velho árabe muçulmano iraquiano, vivendo há mais de 40 anos nos EUA, quer plantar batatas no seu jardim, mas cavar a terra já é um trabalho demasiado pesado para ele. O seu filho único, Ahmed, está a estudar em França, e o velhote envia-lhe a seguinte mensagem:
"Querido Ahmed,
Sinto-me mal porque este ano não vou poder plantar batatas no jardim. Já estou demasiado velho para cavar a terra. Se tu estivesses aqui, todos estes problemas desapareceriam. Sei que tu remexerias e prepararias toda a terra.
Beijos do papá.'
Poucos dias depois, recebe a seguinte mensagem:
“Querido pai, por favor, não toque na terra desse jardim. Escondi aí umas coisas.
Beijos,
Ahmed"
            Na madrugada seguinte, aparecem no local a Polícia, agentes do FBI e da CIA, os S.W.A.T., os Rangers, os Marines, os Steven Seagals, os Silvester Stallones e alguns mais da elite norte-americana, bem como representantes do Pentágono, da Secretaria de Estado, etc. Removem toda a terra do jardim à procura de bombas ou material para construí-las. Porém, não encontram nada e vão-se embora, não sem antes interrogarem o velhote, que não fazia a mínima ideia do que eles procuravam.
Nesse mesmo dia, o velhote recebe outra menagem:
'Querido pai, certamente a terra já está pronta para plantar as batatas. Foi o melhor que pude fazer dadas as circunstâncias. Beijos,Ahmed.
 
“Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço.”
                                         (GabrielaMistral, poetisa)
Receitas Cultura Humor
Antônio Fábio

2 comentários: